Leia + Artigos

OS CINCO SENSOS – 5S

September 3, 2015

 

 

O “5S” mais do que uma metodologia, deve ser encarado como uma filosofia de vida. Surgido no período pós-segunda guerra mundial nas empresas do Japão, o “5S” inicialmente tinha a função de “dar um jeito na bagunça” para que os japoneses pudessem retomar a vida. Para isso, tinha como foco principal a liberação das áreas destruídas e a redução dos desperdícios de recursos, que em decorrência da guerra se tornaram escassos.

 

No entanto, tendo surgido dentro do ambiente empresarial, o conceito dos “5S” evoluiu juntamente com os desafios que vinham surgindo ao longo do tempo.

Hoje, devido a velocidade com que tudo acontece no ambiente empresarial, as novidades chegam e perdem o valor rapidamente. Informações, oportunidades chegam o tempo todo e no mesmo instante tornam-se descartáveis. Assim, nos dias atuais, a prática do “5S é mais necessária do que nunca.

 

“5S” se refere à inicial de cinco palavras de significado complexo só existentes na língua japonesa. Cada uma dessas palavras se refere a um “senso”. Três desses “sensos” se referem ao jeito de agir: Seiri (Senso de Utilização), Seiton (Senso de Organização), Seiso (Senso de Limpeza). Os outros dois “sensos” se referem ao jeito de ser de cada indivíduo: Seiketsu (Senso de Saúde) e Shitsuke (Senso de Autodisciplina).

 

Assim, através da conscientização de cada colaborador a respeito de sua responsabilidade sobre o todo, a filosofia dos 5S busca promover, disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho.

 

Cada uma das cinco palavras representa uma etapa do programa de implantação do “5S”:

 

Seiri ou Senso de Utilização: Ao separar tudo o que for desnecessário ou supérfluo daquilo que é realmente necessário ao trabalho conseguimos melhorar a arrumação e dar lugar ao novo. Tudo o que for desnecessário deve ser passado para outro setor que necessite, ou simplesmente deverá ser descartando.

 

Seiton ou Senso de Organização: Significa deixar cada coisa em seu devido lugar para que seja facilmente encontrada sempre que necessário, evitando-se desperdício de tempo e energia.

 

Seiso ou Senso de Limpeza: Após ter retirado do ambiente tudo o que é desnecessário ao trabalho e recolocado o restante cada coisa em seu devido lugar, é necessário manter todo o ambiente limpo.

 

Seiketsu ou Senso de Saúde: Significa que cada colaborador deverá manter não só a “saúde e a higiene “ do ambiente de trabalho, mas também a sua saúde e higiene pessoal (banho, cabelos lavados e bem aparados, unhas limpas e cortadas, dentes escovados, etc).

 

Shitsuke ou Senso de Autodisciplina: Sendo uma filosofia japonesa, o conceito de autodisciplina é um pouco mais abrangente do que apenas seguir as normas. O conceito de autodisciplina para os japoneses se refere também ao caráter do indivíduo que deve ser honrado, educado e manter bons hábitos.

 

Vale lembrar que sendo o “5S” uma filosofia de vida, pode e deve ser aplicado na vida pessoal de cada colaborador. A filosofia “5S” não deve apenas entendida e aceita, mas deve ser vivida na sua plenitude.

Please reload

LOGÍSTICOS OFICIAL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

LOGÍSTICOS OFICIAL & GCDV GRUPO CADEIA DE VALOR | FASETE COMUNICAÇÃO PLANEJAMENTO & LOGÍSTICA LTDA.

CNPJ: 07.204.487.0001/73  | IE: Isenta - Contato e Atendimento a Clientes: (11) 9.99218-7201 - WhatsApp mensagem 24 horas.

*Atendimento de segunda a domingo ver horários: Segunda Feira de 09:00 até 18:00  | Domingo e feriados: de 10:00 até 14:00.

Endereço Correspondências: Rua Vito Chiarella 96 |  São Paulo SP | CEP: 05848180 

 Todos os cursos  estão precificados em moeda nacional Real(R$).  Política de Troca e Devolução: O cliente poderá trocar e/ou devolver o curso no prazo de até 7 dias úteis diante de justificativa formal e aceitável. Política de Prazo de Entrega: Entrega imediata do produto/curso a partir da confirmação do pagamento conforme carrinho de compra. Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet, caso os produtos apresentem divergências de valores, o preço válido é o da sacola de compras. Vendas sujeitas a análise e confirmação de dados.