Leia + Artigos

Você sabe o que é SRM na Logística?

December 20, 2018

 

 

SRM é a sigla para o inglês Supplier Relationship Management (Gestão de Relacionamento com Fornecedores) e remete a uma abordagem abrangente para gerenciamento de interações de uma empresa com as organizações que fornecem os produtos e serviços que ela utiliza como matéria prima ou componente de seus produtos e serviços, ou ainda, para utilização interna.

 

Essa abordagem é utilizada para o gerenciamento de interações de uma empresa com os fornecedores de produtos e/ou serviços e tem como principais vantagens:

 

- Redução de custos;

- Aumento do poder do consumidor na tomada de decisão;

- Maior alcance de vendas aos fornecedores cadastrados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O objetivo da gestão de relacionamento com fornecedores (SRM) é racionalizar e tornar mais eficaz os processos entre uma empresa e seus fornecedores, assim como gestão de relacionamento com clientes (CRM) tem a intenção de simplificar e tornar mais eficaz os processos entre uma empresa e seus clientes.

 

SRM inclui as práticas empresariais e as ferramentas tecnológicas como parte do fluxo de informações componente de gestão da cadeia de suprimentos. Ou seja, quando a empresa faz SRM, ela utiliza softwares que criam um quadro comum de referência para permitir uma comunicação eficaz com seus fornecedores.

 

Como resultado, SRM aumenta a eficiência dos processos associados à aquisição de bens e serviços, gestão de inventário e materiais de processamento.Um bom sistema de SRM pode levar a menores custos de produção e uma maior qualidade e, inclusive, diminuir o preço do produto final.

 

A seguir, veja alguns processos que podem ser parametrizados para fazer uma boa gestão de relacionamento com seus fornecedores.

 

Critérios de aceitação do fornecedor

 

Elencar critérios para que um fornecedor esteja apto para ser fornecedor da sua empresa.

Estes critérios podem ser vários, como certificações, qualidade dos produtose de relacionamento, prazos de pagamento, entre outros.

 

Categorização das compras

 

É interessante dividir os fornecedores em áreas ou tipos de produtos e serviços, como por exemplo, contratos, manutenção, itens produtivos, matéria-prima.

Isso dá um panorama melhor e permite que as avaliações sejam mais assertivas.

Categorizando as compras é possível fazer um ranking dos principais fornecedores, considerando gastos anuais, localização, tipo de materiais fornecidos etc.

Com isso, também é possível ter um controle maior sobre os estoques, por exemplo.

 

Monitoramento de performance dos fornecedores

 

Como estão os fornecedores no quesito qualidade, pontualidade e preços? Ter esse controle é muito estratégico e pode ser determinante na hora de fazer compras. Com um software bem parametrizado, é possível fazer esta análise e acompanhar o desempenho de cada fornecedor mensalmente ou por outro período determinado.

 

Tomada de decisões

 

Fazendo este acompanhamento do relacionamento com os fornecedores, fica mais fácil tomar decisões como mudar de fornecedor ou intensificar os relacionamentos comerciais.

Assim como os clientes, os fornecedores são muito importantes para o sucesso de uma empresa.

Ser um bom cliente para este fornecedor também é uma estratégia acertada, pois sua empresa precisa ter parceiros que lhe atendam sempre que precisar.

 

É certo que o relacionamento com os fornecedores deve ser encarado como uma decisão da empresa e, a partir disso, a tecnologia pode auxiliar.

 

À medida que as equipes de compras passem a ver os fornecedores como parceiros estratégicos, as ferramentas podem auxiliar nesta gestão.

 

Quer saber mais sobre SRM e várias outras técnicas de Compras e Relacionamento com Fornecedores? Inscreva-se em nosso novo curso: Gestão de Compras, Suprimentos e Relacionamento com Fornecedores com foco em Logística

 

 

 

 

 

Please reload

LOGO_GCDV_ALTA
logo_atual_bia_e_logísticos_logística_lo
permundi
concierge
0
MEC Governo Federal
image
LogísticosCast
LOGO_GCDV_ALTA

LOGÍSTICOS OFICIAL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

LOGÍSTICOS OFICIAL & GCDV GRUPO CADEIA DE VALOR | FASETE COMUNICAÇÃO PLANEJAMENTO & LOGÍSTICA LTDA.

CNPJ: 07.204.487.0001/73  | IE: Isenta - Contato e Atendimento a Clientes: (11) 9.99218-7201 - WhatsApp mensagem 24 horas.

*Atendimento de segunda a domingo ver horários: Segunda Feira de 09:00 até 18:00  | Domingo e feriados: de 10:00 até 14:00.

Endereço Correspondências: Rua Vito Chiarella 96 |  São Paulo SP | CEP: 05848180 

 Todos os cursos  estão precificados em moeda nacional Real(R$).  Política de Troca e Devolução: O cliente poderá trocar e/ou devolver o curso no prazo de até 7 dias úteis diante de justificativa formal e aceitável. Política de Prazo de Entrega: Entrega imediata do produto/curso a partir da confirmação do pagamento conforme carrinho de compra. Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet, caso os produtos apresentem divergências de valores, o preço válido é o da sacola de compras. Vendas sujeitas a análise e confirmação de dados.