A Logística e a Gestão de Riscos: uma integração que salva.

Atualizado: Set 22


Banco Imagem: Logísticos Oficial


Foi-se o tempo que Logística era apenas transportar e armazenar produtos e serviços. Atualmente, a Logística é considerando em todo o mundo, uma poderosa arma estratégica para que toda e qualquer organização, tenha êxito em seus negócios e operações, ganhando velocidade e vantagem competitiva no mercado.


Por este motivo é fundamental realizar um planejamento adequado de gestão de riscos com foco em Logística, ação que vem sendo cada vez mais, discutida e incorporada dentro das organizações.


Esta ação bem integrada é crucial e de extrema importância, no momento de mapear e mitigar os perigos inerentes à operação, e as empresas que permitem que isto fique em segundo plano, fatalmente estão sujeitas a enfrentar diversos obstáculos e adversidades para se manter competitiva e ativa.

Estes prejuízos sempre tem um impacto grande não apenas nos resultados financeiros, mas, também, nas relações com os clientes e na confiabilidade e credibilidade do negócio e empresa.


Por isso, os gestores Logísticos devem dedicar tempo e recursos para oferecer produtos e serviços considerando uma efetiva integração da Logística com uma eficiente gestão de riscos, que juntas, podem salvar e representar uma poderosa arma estratégica para organizações e empresas em todo mundo.


Em linhas gerais, a gestão de risco, tem como principal objetivo:

  • Minimizar ao máximo os danos à empresa e aos clientes;

  • Indicar alternativas eficientes para as ocorrências encontradas;

  • Conseguir identificar os potenciais riscos na operação.

Esse tipo de estratégia integrada a Logística tem como foco, corrigir os aspectos do negócio que podem se converter em desafios futuros.

Ainda sob uma análise positiva, é possível tornar a empresa mais preparada para lidar com os obstáculos, transformando-os em oportunidades.


Os principais riscos nas operações Logísticas


Transportes e Movimentação no geral


A gestão correta da área de transportes exige que os gestores Logísticos e profissionais que cuidam do transporte, sejam capazes de atuar nas mais diversas situações.

Neste sentido, os principais riscos enfrentados que podemos citar alguns são:



Atrasos constantes nas entregas


Essa situação tem absoluta relação direta com a satisfação dos clientes que não recebem os seus pedidos dentro do prazo estipulado. Da mesma forma, os fabricantes são afetados, pois há possibilidade de causar lentidão na produção devido à falta de insumos que não foram recebidos. Isso quer dizer que toda a cadeia de valor e suprimentos é prejudicada quando um dos elos não é capaz de atender o planejamento de entregas.


Alta incidência de roubos de cargas


A cada ano, as perdas do setor chegam à casa dos milhões de reais e, com isso, fabricantes, transportadoras e clientes são prejudicados de forma significativa, e essa é uma das maiores preocupações tanto para pequenas empresas como para grandes corporações, produtos com alto valor agregado como exemplo: eletrônicos, alimentos e remédios são extremamente visados por muitas quadrilhas que agem nas regiões de escoamento do Brasil.


Diversos tipos de acidentes nas estradas


Os acidentes podem ser causados pela condição precária das estradas, por sobrecarga do veículo ou imprudência do motorista, e esse é um problema que reúne diversas causas gerando, assim, inúmeras consequências para as empresas.

Como resultados disso:

  • A veículo ou a carga podem ser danificados durante o trajeto;

  • O cliente não receberá os seus produtos em condições adequadas.

  • O motorista pode ser multado por infrações relacionadas ao seu comportamento na direção;

Podemos criar algumas formas para minimizar os riscos


Um modelo de gestão que se baseia não somente na correção e ajustes de problemas, mas na sua prevenção tem maiores chances de sucesso, e esse é um dos motivos que justificam o investimento em ferramentas de tecnologia e análise de riscos é a sua relação com os objetivos organizacionais.

Listei abaixo várias soluções que podem se converter em vantagens competitivas e que viabilizam o crescimento das empresas e na melhoria de seus produtos e serviços diversos:


Roteirização das entregas


Esse tipo de software contribui para diversas áreas dentro da distribuição de mercadorias, tais como:

  • Melhor significativamente as rotas de entregas;

  • Agiliza a armazenagem e a movimentação de cargas;

  • Possibilita a redução de custos logísticos;

  • Reduz o consumo de combustível de toda frota.

Existem diversas opções que estão disponíveis no mercado e que podem ser adquiridas a preços competitivos, este tipo de sistema também é bastante vantajoso quando é necessário programar as remessas e contornar restrições no trânsito que podem causar atrasos. Desse modo, o gestor Logístico pode automatizar esse processo que garante, além do aumento da eficiência, a redução dos riscos.


Monitoramento constante da frota


Caminhões ou carros utilizados na distribuição de mercadorias são patrimônios de grande valor tanto para a indústria que possui frota própria como para as transportadoras e operadores logísticos terceirizados. Desta forma, uma alternativa viável para preservar esse bem e, ao mesmo tempo, proteger a carga é a contratação de sistemas de monitoramento. Com um software de rastreamento veicular, é possível acompanhar todo o trajeto de envio e possibilitar o compartilhamento de informações com os clientes, informações como a estimativas de entregas e a localização das cargas podem ser consultadas por meio de uma plataforma desenvolvida para este objetivo.


Acondicionamento da carga


Diversas avarias causadas às mercadorias podem ser atribuídas ao trabalho realizado durante a movimentação no armazém ou durante o embarque no veículo. Por isso, é fundamental avaliar como as atividades são desempenhadas pela equipe com o intuito de evitar erros. Desde os equipamentos, como empilhadeiras, até as embalagens utilizadas na operação, é importante pensar e refletir a preocupação com o estado no qual as mercadorias chegam até o destinatário ou cliente final. Por esse motivo, é fundamental que toda a equipe esteja treinada sobre os métodos de manuseio adequado.


As tecnologias na estratégia Logística:


Não podemos dizer ou negar como as empresas têm melhorado os seus resultados com a utilização de equipamentos e ferramentas informatizadas. o controle da cadeia de valor o planejamento de toda rede de distribuição, além da segurança nos transportes são fatores que podem ser alcançados com a implantação de diversas tecnologias.

Inclusive, ela é imprescindível para o gerenciamento de risco em todas as etapas do processo produtivo. Um dos principais motivos para realizar esse tipo de investimento é a sua capacidade de registrar todas as transações de compra, venda e a contratação de serviços logísticos.


Este tipo de integração possibilita contato direto com fornecedores e clientes, eliminando a necessidade de conduzir esse tipo de negociação utilizando e-mail ou telefone. Outro ponto é que os sistemas de gestão devem ser personalizados de acordo com a atividade e segmento de cada empresa.


Assim, o gestor Logístico pode:

  • Monitorar as áreas mais suscetíveis ao risco;

  • Controlar o desempenho das atividades;

  • Propiciar a melhoria contínua da operação;

  • Obter relatórios gerenciais para a tomada de decisão.


Toda a gestão de risco é iniciado com um bom planejamento e iniciativas de projetos que são capazes de priorizar os principais potenciais problemas e minimizar o seu impacto. Mas antes de tudo, é fundamental e importante entender como a empresa atua, o tipo de mercado e segmento precisa estar claro para inibir qualquer efeito que possa ser negativo para o negócio.



UNI LOGÍSTICOS OFICIAL ENSINO E COMUNICAÇÃO LTDA CNPJ 37.436.265/0001-47 CANAIS DE CONTATO E ATENDIMENTO A CLIENTES:

Sites Oficiais: LOGÍSTICOS OFICIAL www.logisticosoficial.com | GCDV: www.grupocadeiadevalor.com.br

E-mail: logisticos@logisticosoficial.com (11) 9.9218-7261 - WhatsApp mensagem 24 horas por recado.

*Atendimento personalizado de Segunda a Domingo conforme horários:  Segunda Feira de 09:00 até 18:00  | Domingo e feriados: de 10:00 até 14:00. 

Termos e condições gerais para os nossos cursos e produtos que estão em pleno vigor o Parágrafo único disposto nos arts. 2o, 3o e 9o deste Decreto aplica-se às contratações no comércio eletrônico. (Incluído pelo Decreto nº 7.962, de 201'3) Todos os cursos, serviços, eventos e consultorias  estão precificados em moeda nacional Real(R$). Política de Troca e Devolução: O cliente poderá trocar e/ou devolver o curso no prazo de até 7 dias úteis diante de justificativa formal e aceitável oficialmente por e-mail logisticos@logisticosoficial.com. Política de Prazo de Entrega: Entrega imediata do produto/curso a partir da confirmação do pagamento conforme carrinho de compra. Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet, caso os produtos apresentem divergências de valores, o preço válido é o da sacola de compras. Vendas sujeitas a análise e confirmação de dados do participante. 

© 2003-2020 | LOGÍSTICOS Oficial & GCDV Grupo Cadeia de Valor, Holding, Inc. Todos os direitos reservados.