Lean Logística. Você sabe o que é?

Com o mercado sendo cada vez mais competitivo, novas abordagens precisam ser adotadas, e uma delas consiste no entendimento e aplicação dos conceitos de lean logistics, pois essa mentalidade pode ajudar sua logística a reduzir desperdícios e se tornar mais eficiente.

Para saber como isso é possível, continue lendo e veja as principais características para colocar em prática:

Afinal, o que é lean logistics?


O termo “lean” vem do inglês e significa, em tradução livre, “enxuto”. Dentro da realidade dos negócios diversos, uma metodologia lean está voltada para o uso otimizado de recursos.


Com a logística não é diferente. O conceito de lean logistics está relacionado ao fato de criar um processo logístico que seja adequado para o cliente e, principalmente, que evite o desperdício a todo custo.


É o caso, por exemplo, de evitar que a logística tenha etapas demais, o que poderia comprometer o tempo usado e a quantidade de dinheiro necessária para que o produto chegue ao cliente final.


Esse processo é adaptado da metodologia lean de produção, adotada inicialmente pela Toyota. Nesse caso, a montadora sempre se focou em evitar o desperdício na produção e garantir o máximo de otimização em busca de competitividade. No processo de lean logistics, o mesmo princípio é aplicado aos processos logísticos internos e externos de modo a melhorar a atuação do negócio.

Como resultado, há um ganho relativo à competitividade do negócio não somente pela potencial redução de custos, mas também por haver um ganho de eficiência. Sendo mais enxuta, é mais fácil administrá-la adequadamente, o que leva a resultados mais positivos.


138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo