Repórter: FaBIAna Rodrigues Carvalho
No dia a dia de um centro de distribuição, o gerente logístico se responsabiliza por inúmeras tarefas. Coordenar uma equipe, manter todas as mercadorias devidamente organizadas e garantir que elas estejam prontas para serem despachadas são apenas algumas delas.
Nesse cenário, em que tudo é um grande desafio, tornar tal tarefa mais eficiente exige a adoção de estratégias inteligentes. Apesar de ser uma missão difícil, ela não é impossível e a boa notícia é que nós vamos ajudá-lo a partir de agora!
Para o post de hoje, reunimos 5 processos logísticos que sua empresa não pode deixar de aplicar e mostraremos como eles podem contribuir para o sucesso das operações.
Portanto, acompanhe a seguir como tornar seus centros de distribuição mais eficientes!
OS DESAFIOS DE UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
Não é nenhuma novidade que vivemos em uma época de alta concorrência pela preferência do consumidor. Essa alta demanda faz com que a logística aplicada em centros de distribuição — que confere mais agilidade nas entregas e economia nos processos — se torne um grande diferencial competitivo.
Por outro lado, mesmo diante da vantagem que o uso de um centro de distribuição assegura, muitos são os desafios enfrentados para garantir um bom funcionamento nesses ambientes. Dentre eles, podemos destacar:
Recrutamento de bons profissionais;
Grande rotatividade da mão de obra;
Burocracia para lidar com questões legais;
Pressão por produtividade e agilidade nos processos;
Tais problemas acabam exigindo do gestor uma atuação ainda mais precisa e estratégica. Afinal, uma de suas maiores responsabilidades é extrair todo o potencial que esse departamento tem e gerir de maneira eficaz os recursos humanos, financeiros, materiais e, claro, o tempo.
Por isso, é preciso ficar atento e buscar sempre aperfeiçoar seus conhecimentos na área. Então, confira a seguir algumas dicas valiosas para que o seu CD funcione de maneira adequada e eficiente!
OS 5 PROCESSOS LOGÍSTICOS PARA APLICAR EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
Sabemos que contar com um Centro de Distribuição é uma excelente estratégia competitiva e que essa decisão traz consigo uma série de problemas e desafios a enfrentar. Mas, conforme dissemos, nós vamos ajudá-lo a superar tais obstáculos.
Fique atento aos processos logísticos que fazem toda a diferença dentro desse departamento e veja como é possível extrair o melhor desse setor!
1. RECEBIMENTO DE MERCADORIAS
O recebimento de novas mercadorias é um processo muito importante em um centro de distribuição, mas é preciso compreender que isso envolve muito mais do que apenas receber produtos.
Em primeiro lugar, é interessante adotar o uso de softwares para esse fim, para que a conferência da qualidade e quantidade da carga, bem como a emissão de nota fiscal se torne uma tarefa mais rápida e simples.
Para isso, pode ser útil apostar em leitores de códigos de barras e coletores de dados — uma grande contribuição da tecnologia para o setor de logística.
2. MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS
Dentro de um centro de distribuição, um dos processos que exigem mais atenção e cuidado é a movimentação das mercadorias. Afinal, uma das principais causas de perdas de carga é o manuseio inadequado dos pacotes e caixas.
Assim sendo, para esse processo logístico é essencial contar com o auxílio de equipamentos desenvolvidos para tal finalidade, como empilhadeiras e paleteiras.
Essas ferramentas tornam o processo mais rápido e seguro, tanto no que diz respeito à integridade das mercadorias, quanto em relação à segurança dos funcionários responsáveis por movimentar as cargas dentro dos galpões.
3. ARMAZENAGEM DOS PRODUTOS
Você já passou pela situação de precisar localizar um produto dentro do centro de distribuição e não encontrá-lo ou perder muito tempo tentando descobrir onde ele se encontra?
Esse problema é causado por falhas no processo de armazenagem dos produtos que, de modo geral, deve ser feita com base em critérios bem definidos.
Assim sendo, a nossa sugestão para tornar esse processo logístico mais eficiente é a separação e organização de produtos por categorias ou mesmo por ordem alfabética, nos casos da armazenagem em estoque. Já dentro dos centros de distribuição em transporte, separe as cargas por rotas e prazos de entregas. Fazendo isso, você evita o desperdício de tempo e consegue cumprir com os prazos de entrega aos seus clientes.
4. PICKING Já ouviu falar em picking? Também conhecido como order picking, esse é o processo pelo qual ocorre a separação e preparação dos pedidos para entrega. Em outras palavras, essa prática consiste em recolher e separar produtos de diferentes categorias para enviá-las aos clientes da empresa. Apesar de exigir uma mão de obra maior, essa técnica que tem evoluído bastante e já é aplicada em grandes empresas varejistas.
Atualmente, por exemplo, há o uso de sistemas de voz, que dão o comando para que o funcionário separe a mercadoria indicada, informando-lhe a localização no CD e a quantidade a ser separada, o que torna tudo mais simples e ágil.
5. EXPEDIÇÃO
O último processo que abordaremos no post de hoje é exatamente um dos mais relevantes dentro da logística de um centro de distribuição. A expedição dos produtos é a última etapa realizada por esse setor e, por isso mesmo, precisa ser desempenhada com perfeição.
Dessa maneira, a conferência do carregamento a ser organizado nos veículos de transporte, a validação desses pedidos e a separação e expedição da documentação necessária para que a transportadora realize a entrega aos seus clientes, merece uma atenção especial.
Assim, além de rápido, todo o processo deve ser executado de maneira a não comportar erros e falhas. A automatização desse processo parece ser a solução mais adequada, já que sistemas informatizados são mais seguros e facilitam a conferência de todos as tarefas a serem cumpridas.
Depois de todas as informações apresentadas no post de hoje, podemos perceber que as atividades desempenhadas em um centro de distribuição são de suma importância para o sucesso de um negócio. Assegurar que todos esses processos sejam devidamente realizados é um dos grandes desafios de um gerente logístico.
No entanto, com as boas práticas que trouxemos hoje, você conseguirá tornar esses procedimentos mais eficientes, contribuindo para o crescimento da empresa e, com isso, ter o seu trabalho reconhecido.
Comments