O Coronavírus e a Logística - qual a relação?


A parte mais assustadora sobre o coronavírus? É a desinformação. A enxurrada de notícias sobre o coronavírus está criando um cenário confuso para o público no geral.


Este cenário fica mais agravado, pois muitos desconhecem inclusive o que está sendo feito em termos "Logísticos" para minimizar os impactos do novo vírus.

Alias, vale ressaltar e alertar para algo que eu sempre falo: que muitas pessoas ainda, principalmente aqui no Brasil, infelizmente, desconhecem o real potencial da Logística, e como ela está presente em nossas vidas - e como somente a Logística pode ser decisiva para a nossa sobrevivência e bem estar, diferentemente do que muitos pensam que Logística "só serve" para transportar caixas e armazenar coisas.


A Logística da informação


Ontem, a Organização Mundial da Saúde declarou o coronavírus uma emergência de saúde global, um movimento que para alguns parecia tardio. Embora o novo coronavírus tenha surgido apenas 31 dias atrás, houve um debate público sobre se a China está adotando um curso de ação apropriado e transparente.

As informações do estado, as notícias e as teorias da conspiração proliferaram a tal velocidade que até os pesquisadores de saúde pública não têm certeza sobre o que é verdade e o que não é.


O vírus apareceu pela primeira vez em Wuhan, na China, como pneumonia. Como um grande número de pacientes com o novo coronavírus havia ido recentemente ao mercado de frutos do mar de Huanan na cidade de Wahan, ele surgiu como uma possível fonte e o mercado foi encerrado em 1º de janeiro de 2020.


No entanto, um relatório publicado no The Lancet, um conceituado grupo - revista médica, constatou que dos 41 casos estudados, 13 não estavam associados ao mercado. "Nenhum vínculo epidemiológico foi encontrado entre o primeiro paciente e os casos posteriores", afirma o relatório.

Esse tipo de incerteza sobre quando e onde o vírus atacou pela primeira vez não é anormal.

Mas abriu uma oportunidade para os teóricos da conspiração formularem uma narrativa alternativa: que o Instituto de Virologia Wuhan havia criado esse vírus como uma arma biológica. Esta noção foi desprezado pelos cientistas, que dizem que o vírus ocorre na natureza e não parece ter sido projetado - e que um vírus altamente transmissível não contribui para uma boa guerra biológica. "É quase como se houvesse muita informação e muita verdade desconhecida", diz Hwsen.

Ainda há muito que não se sabe sobre o coronavírus, mas nós Logísticos que entendemos a importância de sempre buscar conhecimento, sempre estamos em busca de informação, para termos visão do que acontece no mundo, pois nós entendemos que isto é importante e fundamental para nós como profissionais e é claro, como seres humanos, ou seja, estamos sempre tentando visualizar tudo que acontece principalmente porque entendemos que a Logística é uma poderosa e crucial arma positiva para minimizar qualquer tipo de acontecimento.


Mas infelizmente, ressalto novamente, que apesar disto, muitos também desconhecem o papel da Logística e do Supply Chain mais estratégico no dia-a-dia das empresas, negócios principalmente na sociedade e na vida das pessoas, e poucos buscam visão de mercado e de mundo. As vezes é difícil explicar como a Logística está presente em todos os momentos das nossas vidas, desde o minuto que acordamos até o momento que vamos dormir, existe muita Logística.


Google, Facebook e Twitter também agiram com muita Logística: Tomaram medidas para redirecionar as pessoas para fontes confiáveis de informações como o site do CDC. Mas capturar todas as instâncias de desinformação não é fácil, e os vídeos e outros conteúdos passam rapidamente.


A Logística do abastecimento


Um dos pontos críticos da cadeia de abastecimento é garantir a segurança no fornecimento de matéria-prima para a indústria, principalmente quando a mesma é adquirida de fornecedores globais, o que aumenta os prazos de entrega, a Logística precisa estar bem "afiada" para que todas as estruturas e processos estejam prontos para atender grandes movimentações de estruturas em casos como este do CoronaVírus - para que todos os erros possam ser rapidamente identificados, eliminados ou mitigados.

Essa situação do coronavírus, por exemplo, coloca em risco o fornecimento de matéria-prima para a indústria farmacêutica. Ativos para a produção de medicamentos são comprados e negociados da China, de regiões afetadas pelo vírus, ou seja, fábricas fechadas. Se o fornecedor for o único homologado, isso pode trazer um grande buraco para a indústria em questão de dias e semanas.


A Logística da infraestrutura


Outro exemplo: ontem, um sindicato representando 15.000 pilotos processou a American Airlines, pedindo uma ordem de restrição temporária em vôos entre os EUA e a China. A companhia aérea planeja suspender voos de Los Angeles para Xangai e Pequim a partir de fevereiro. Em todo o mundo, as companhias aéreas também viram uma queda na demanda, por voos para a China, fazendo com que muitas transportadoras cancelassem voos. Na sexta-feira, a Air France e a British Airways suspenderam voos para a China continental. Antes dessas várias restrições de viagem, a China já havia interrompido muitas viagens como parte de seu bloqueio.

O temor da contaminação pelo coronavírus provocou uma corrida em busca de máscaras cirúrgicas descartáveis na cidade de São Paulo. Diversas empresas verificaram aumento na procura pelo produto diante do surto da doença. Em algumas distribuidoras e farmácias, o estoque já está zerado. O estado de São Paulo tem três casos suspeitos de infectados em investigação.


A cidade chinesa de Wuhan está construindo rapidamente um novo hospital de 1.000 leitos para tratar vítimas de um novo coronavírus, mobilizando máquinas para prepará-lo no início desta semana.


O novo hospital está sendo construído em torno de um complexo de férias originalmente destinado a trabalhadores locais, situado em jardins à beira de um lago nos arredores da cidade. Edifícios pré-fabricados que terão 1.000 leitos serão erguidos, disse o documento. Máquinas para construção, incluindo 35 escavadeiras e 10 escavadeiras, estão trabalhando com o objetivo de preparar as novas instalações nesta segunda feira, dia 03/Fev.


A construção deste projeto é resolver a escassez de recursos médicos existentes, e como serão prédios pré-fabricados, não serão construídos apenas rapidamente, mas também não custarão muito, ou seja, muita Logística envolvida.


Precisamos definitivamente entender o real potencial da Logística.

Diante de tudo que relatei acima, é crucial entender e muito importante entender que a Logística tem um enorme impacto em todas as situações do nosso cotidiano, deixando claro que Logística não é apenas movimentar caixas e transportar, Logística é muito mais do que isto.


Com ela, é possível identificar de forma estratégica e previamente qualquer tipo de acontecimento, para agir com efetividade. Entender onde os produtos e serviços adquiridos se encaixam para minimizar problemas (risco vs valores), para tomar ações que evitem interrupções de fornecimento e não prejudiquem consumidores e nem tragam prejuízos à imagem e negócios das empresas.


Como eu sempre falo Logística é tudo e está em tudo, e que bom seria que todos pudessem ter esta visão mais estratégica do que a Logística é capaz, e como ela pode contribuir - e está contribuindo neste momento em diversos locais do mundo - positivamente em nossas vidas, minimizando grandes catástrofes e até mesmo, agindo de forma efetiva e eficiente em situações de grande impacto como o novo coronavírus.


Estou falando mais sobre este assunto do CoronaVírus e os impactos dele nas empresas Brasileiras em nosso Instagram do Logísticos Oficial, para acompanhar siga: https://www.instagram.com/oficialogisticos/


#oficialogisticos #coronavirus #coronaviruslogistica #logistica #logisticosoficial #log #biaelogisticos

0 visualização

LOGÍSTICOS OFICIAL & GCDV GRUPO CADEIA DE VALOR | FASETE COMUNICAÇÃO PLANEJAMENTO & LOGÍSTICA LTDA.

CNPJ: 07.204.487.0001  | IE: Isenta - Contato e Atendimento a Clientes: (11) 9.99218-7201 - WhatsApp mensagem 24 horas.

*Atendimento de segunda a domingo ver horários: Segunda Feira de 09:00 até 18:00  | Domingo e feriados: de 10:00 até 14:00.

 Todos os cursos  estão precificados em moeda nacional Real(R$).  Política de Troca e Devolução: O cliente poderá trocar e/ou devolver o curso no prazo de até 7 dias úteis diante de justificativa formal e aceitável. Política de Prazo de Entrega: Entrega imediata do produto/curso a partir da confirmação do pagamento conforme carrinho de compra. Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet, caso os produtos apresentem divergências de valores, o preço válido é o da sacola de compras. Vendas sujeitas a análise e confirmação de dados.

LOGÍSTICOS OFICIAL 2020 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS